XTERRA Piri

Veiculado na CBN Brasília em 29/04/2011 - Para ouvir o podcast, clique no título da matéria.



Pirenópolis sediará uma etapa do Xterra, no próximo dia 14 de maio. A largada do evento será na modalidade natação (1000mt), em uma lagoa de águas cristalinas na saída para Lagolândia. Na sequência, os atletas encaram o Moutain Bike (28km) e mais 07 km de corrida, beirando o Rio das Almas. 

Para fechar o final de semana esportivo em Piri, será realizada também no dia 14 a primeira corrida de rua da cidade, em percursos de 05 e 08 km. Confira no link acima a entrevista com Antonio Júnior, o organizador.

Imperdível.

Veiculado no Correio Braziliense em 01/05/2011 


Toda cidade grande tem – ou deveria ter – uma rota de fuga. A de Brasília é, sem dúvida, Pirenópolis. É na pitoresca cidade fundada em 1727, à época da caça ao ouro no Brasil, que podemos desacelerar: um pouco de cultura, arte, música, a conhecida hospitalidade goiana, gastronomia local e internacional. E esportes de aventura. 


Entre os ciclistas, virou sonho de pedal fazer o trecho Brasília – Pirenópolis: de speed pelo asfalto da BR 060, de moutain bike via Santo Antonio do Descoberto, ou via Brazlândia para quem tem mais resistência. Apesar do grande número de pessoas que já realizou a façanha, a empreitada continua no planejamento anual de muitos: uma viagem ao povoado Meia Pontense. 


Sem meias palavras, enquanto muitos buscam o desafio e a superação, eu penso mesmo é na Rua do Lazer, e a cerveja gelada depois de cinco horas de exercícios intensos. Escolher o restaurante, tomar café gelado na Praça do Coreto, encontrar amigos, conhecer outros. Andar de chinelo, bermuda, assistir ao Pôr do Sol no Frota, e uma cachoeira para recompor as energias. 


Viver essa atmosfera nos faz repor aquela dose de coragem que precisamos para enfrentar a vida urbana. E essa é a proposta do XTERRA Piri. 


A modalidade é derivada do Triatlo, com duas grandes diferenças: trocamos o asfalto pela terra no ciclismo, e o pavimentado pelas trilhas na corrida. Genial a ideia de levar um evento desses para Pirenópolis. Segundo Antonio Júnior, o organizador, depois de superada a escolha do local para natação – uma sensacional lagoa de água cristalina – o XTERRA Piri tomou forma. 


A trilha para o moutain bike envolve estradão, trechos técnicos, um pouco de subida e muita descida. E a corrida não poderia ser em um local melhor: às margens do rio, no trecho conhecido como Brasileirinho. 


A largada do XTERRA Piri será às 10h da manhã e para completar o final de semana, à noite acontece a primeira corrida de rua de Pirenópolis. A ideia da organização é reunir as tribos da corrida, do moutain bike, da natação, do triatlo, de Brasília e de Goiânia, para uma grande confraternização. 


Logo me lembrei do Desafio dos Pireneus, das edições do Ecocerrado. Da grande festa de encontrar todo mundo nas ruas, vivendo bons momentos. 


Eu já fiz minha reserva no hotel, e amanhã começo a nadar. Na prova, serão 1000 mt de natação, 28 km de moutain bike e 7 km de corrida, que podem ser feitos individualmente, ou no revezamento de dupla ou trio. Já o Piri Night Trail Run, tem percursos de 5 km e 8 km. 


As inscrições e demais informações podem ser obtidas em www.xterrabrasil.com.br. Não deixe para última hora. No próximo domingo, algumas dicas para enfrentar o desafio. 

Comentários

Postagens mais visitadas