Paralelo 15 - de Potosi a Uyuni


Esse é o kit de sobrevivência dos mineiros que trabalham em Potosi. Somos "convidados" a comprar um agrado para eles, antes de entrar na mina. Folha de coca, cigarro, e alcool 95%, com o qual agradam a Pacha Mama, un poquito, e bebem o restante.

Como sou terminantemente contra financiar o vício alheio, bem como as substâncias alucinógenas que causam dependência, optei pela banana de dinamite, com nitrato de amônia: FIRE IN THE HALL!!!!!!!

Surreal a vida dos mineiros, o sacrifício das lhamas, espalhando o sangue na entrada das minas (mais de 300, atualmente), a temperatura que fora da montanha está por volta dos 5 graus, e dentro beira os 45 graus. Isso nas fotos é sangue mesmo!


Depois do almoço segui para Uyni, cidade localizada na borda do salar. Pena o sinal de internet aqui ser muito ruim, assim é impossível subir os vídeos de hoje: o guia boliviano explicando em inglês a liturgia do diabo - deus protetor das minas, e dos trechos de estrada (sensasionais) que separam Potosi de Uyuni. Só os dois últimos dias de estrada justificam toda a empreitada. Quero ver, agora, o Salar!


Comentários

Houvi vc hoje na CBN Brasilia e fiquei fascinado, vou fazer este trajeto em outubro, to aqui torcendo, vc pode ter ido a muitos lugares, mas essta viagem vai ser sui generis com certeza.
João Benko disse…
Olá Weimar,
Estou aguardando um retorno a respeito do 100k de BSB. Deixei uma mensagem no Facebook. Como temos solicitações para o dia 11 de Setembro e estamos a menos de um mês para o evento precisamos de sua resposta imediata. Bom passeio por ae.

Postagens mais visitadas