Paralelo 15 - Pantanal MS



Pescando piranhas no quarto dia do Paralelo 15, no Rio Abobral, no pantanal do Mato Grosso do Sul.


Enfim, o Pantanal. Fauna exuberante e abundante, flora incrível. E paus-de-arara cheios de gringos e gringas. Quase cômico. Chega o caminhão e começam a descer, provenientes de todos os lugares do mundo. E o que é pior: a mão de obra aqui está cada vez mai escassa. As gringas levam os pantaneiros embora. Será que a espécie sobrevive?


Fim de tarde na estrada Parque Pantanal Sul. Ou melhor, no que sobrou dela.


Jacaré ao lado do curral da Fazenda São João, onde fui muito bem recebido pelo Jr. Venturini.


Pôr-do-sol sobre a ponte de madeira do Rio Miranda, no Passo do Lontra. Acho que é uma das últimas fotos daqui: estão construindo uma outra ponte, de concreto, e a ponte histórica vai desaparecer.


Náufrago é o seu nome. Apareceu no meio da enchente, órfão, com a pata quebrada. O Genilson, dono da venda às margens do Abobral cuidou dele, e agora não pode ver alguém segurando uma garrafa que acha que é leite, e vem puxar prosa.


Fim da linha. Com a última enchente, a estrada ficou inviabilizada. Já reformaram várias pontes, mas o pantanal continua cheio, e daqui a pouco, recomeça a temporada das águas.


Novos problemas: pilotar no pantanal, à noite, é tarefa ingrata. Uma nuvem de mosquitos gigantesca, praticamente impede a visão de dentro do capacete. Como se não bastasse, um mosquito conseguiu entrar no olho esquerdo. Que agonia senti-lo andar sob a pálpebra, numa estrada sem acostamento, com o tráfego intenso. Precisei andar quase 20km até encontrar um posto e tirar o inconveniente.


Esse é o guardião do fim da linha. Aliás, se reparar bem, são vários. À espreita. Como a última vez que fiquei atolado dentro de um coricho não foi uma experiência muito agradável, voltei por onde fui!


Comentários

João Paulo SP disse…
Eu tava mesmo pensando o trabalho que os mosquitos iam te dar nessas estradas. Viajava por essa região em uma D20 e o pára-brisa ficava forrado de mosquitos e outros insetos. Agora, esse mosquito no olho foi teleguiado!
Abs.

Postagens mais visitadas