Paralelo 15 - Salar de Uyuni

É tudo isso que falam, mesmo. Aliás, é mais. O Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, é o fundo do que foi, um dia, um grande lago. Toda a região drena a água para essa bacia, quem tem uma crosta de sal com média de 7 metros de altura, e contém mais de 50% da reserva de lítio do planeta.

A energia é incrível. São quase 2.000 turistas que chegam diariamente à cidade no mês de agosto, a melhor época para conhecê-lo. Na foto abaixo, Irlanda, Japão, Inglaterra, Bolívia, Espanha e Brasil. A torre de babel é aqui.


O passeio turístico básico é conhecer a Isla del Pescado, com seus cactos gigantes que crescem nos corais, quando tudo aqui estava submerso.


Novos amigos ingleses, fugindo da confusão no país natal.


Fim de tarde no salar, antes de buscar refúgio no hotel Cristal Samaña - melhor surpresa até agora, fora o trabalho da mãe natureza, que não fez economia na Bolívia.


Na semana anterior houve uma grande nevasca por aqui, e a temperatura chegou a -18 graus C. Agora que esquentou (-12C), o degelo acabou formando poças de água na entrada do salar, algumas com mais de 1m de profundidade.


Comentários

João Paulo SP disse…
Por acaso foi nesse salar que quebraram o recorde mundial de velocidade de um carro?
E outra coisa, a água continua chegando no salar até hoje?

Postagens mais visitadas