Trip dos Kalungas


Esse vídeo amador foi feito pelo Ivam Melo, dos Coroas do Cerrado, em uma das primeiras empreitadas da Trip dos Kalungas, ainda em 2010. Desde 2000 ando por aquela região (Norte de Goiás, divisa com Tocantins), e depois de uma vistoria em plena festa tradicional da Capela, no Vão de Almas, implantamos a tradição de fazer incursões em território Kalunga, duas vezes ao ano, de bike.

A primeira do ano é uma viagem de 2 dias de pedal, cerca de 170km no total, percorridos quase que exclusivamente em trilhas e estradas abandonadas, em um cenário incrível, pelo Vão de Almas e às margem dos rios Paranã e Almas. Passamos por várias casas Kalungas e podemos apreciar um modo de vida impensável, separado da Capital Federal apenas 300km.

A segunda do ano, de quatro dias de duração, é um teste de ultramaratona. Inclui Cavalcante, Vão de Almas, Vão do Muleque, Dedo do Muleque, voltando pela "rodagem" até o ponto de partida.

A Suçuarana, agência de ecoturismo de Cavalcante, é nossa equipe oficial de apoio. Transportam a bagagem, montam acampamento às margens dos rios, e preparam a matula: churrasco na brasa com queijo coallho, pão com alho, carne e frango, regados à Paulaner e Hinneken, nas boas-vindas do fim de tarde. À noite, festival de risotos e massas, com rótulos de tinto escolhidos à dedo. No café da manhã, comer ovos mexidos com bacon no meio da floresta, com pães, iogurte e granola costuma deixar em êxtase os participantes.

Tudo para que possamos, durante o dia, fazer o que há de melhor: Mountain Bike no cerrado.

Semana que vem, 24 a 26 de fevereiro de 2012, tem mais.

Comentários

Postagens mais visitadas